Case study: como a BMW entrou na wikinomia!

A BMW é um exemplo perfeito do modo como as empresas inteligentes estão a envolver fornecedores e clientes vanguardistas nos processos de desenvolvimento de novos produtos.
Actualmente a empresa é "anfitriã" de uma autêntica agência de inovação virtual no respectivo site na net onde pequenas e médias empresas podem apresentar ideias.
Embora empregue milhares de profissionais de I&D e tenha um centro de produção de software para os seus automóveis em Silicon Valley, a BMW incentivou um dia os seus consumidores a participarem na concepção de algumas partes electrónicas de futuros modelos. Da iniciativa resultaram milhares de respostas de todo o lado. Muitas das ideias foram aproveitadas e posteriormente trabalhadas e aplicadas.
Concentrando-se na comercialização, associação e relação com os clientes, a BMW permite que sejam os fornecedores externos a fabricarem a maior parte dos componentes das suas viaturas. Dois exemplos elucidativos: o sistema de condução da série 5 da BMW foi desenvolvido em conjunto com a Friedrichshafen, a qual trabalha em hardware e software para gamas altas; já no Japão, os investigadores da marca trabalham com empresas e universidades locais na concepção e testagem de novas tecnologias para aplicação em motores e em circuitos electrónicos.
Não quer isto dizer que a BMW se tenha desinteressado da inovação. Pelo contrário. Ela consegue assim libertar recursos para se concentrar na melhoria de algumas dimensões de valor mais importantes para os clientes. E, mais ainda: ela pode concentrar-se a gerir "uma fusão contínua e flexível de conhecimentos de concepção e desenvolvimento de múltiplos fornecedores, associados e clientes nas colaborações globais de concepção e processamento".
Assim, a marca pode dedicar-se cada vez mais a melhorar a "experiência de condução". Por isso mesmo, cerca de 90% das suas novas inovações saem das áreas da electrónica e da inteligência artificial, as quais representam competências nucleares da empresa.
Estamos então prontos para entender o que, a dada altura, o livro Wikinomics garante: "Da próxima vez que vir um novo e resplandecente BMW da série X3 ou 7 a sair de um stand de automóveis pode ter a certeza que aproximadamente 70% desse automóvel foi concebido, construído e montado não pela BMW mas sim por uma rede mundial de fornecedores". (fonte: Wikinomics). Visite o site da BMW.