Introdução

A NOVA ECONOMIA DAS MULTIDÕES INTELIGENTES!

"A rede já não é usada simplesmente para navegar preguiçosamente e ler, ouvir ou ver passivamente. É uma actividade desenvolvida com os pares: partilhar, sociabilizar, colaborar e, acima de tudo, criar dentro de comunidades com ligações bastantes livres".


"À medida que as pessoas, individual e colectivamente, programam a rede, assumem cada vez mais o seu controlo. Não só têm uma grande variedade de escolhas, como também confiam cada vez mais em si próprias. Este é o novo poder dos consumidores".
" Todas as gerações nos países desenvolvidos usam a rede. Os mais velhos, por exemplo, têm tempo livre e novos motivos para entrarem on-line: comunicar com os netos pode ser extremamente importante. No entanto, uma nova geração de jovens cresceu on-line e traz uma nova ética de abertura, participação e interactividade aos locais de trabalho, comunidades e mercados".
"A internet torna a vida numa colaboração contínua e maciça".

"Hoje, enciclopédias, aviões a jacto, sistemas operativos, fundos mútuos e muitas outras coisas estão a ser criados por equipas constituídas por milhares, ou mesmo milhões, de pessoas".
"Estamos já num mundo em que o Conhecimento, o Poder e a Capacidade Produtiva estão mais dispersos do que em qualquer outra época da história humana. É um mundo em que a criação de Valor é mais rápida, fluida e persistentemente agitadora. Um mundo em que apenas os que estiverem ligados conseguirão sobreviver".





"A Era da Inteligência em rede é uma era de promessas. Não se trata simplesmente da ligação em rede de tecnologia, mas da ligação em rede dos seres dos humanos humanos através da tecnologia (*). Não é uma era de máquinas inteligentes, mas de seres humanos que, através de redes (**), podem combinar a sua Inteligência, Conhecimentos e Criatividade de modo a produzirem avanços na criação de riqueza e no desenvolvimento social".

In Wikinomics.
(*) Esta rede que envolve o Planeta pode ser chamada de tecnosfera, através da qual se movem biliões de dados e informações por segundo que formam a infosfera e que sustentam e promovem uma ampla (**) sociosfera.