Léxico empresarial

B2B
Sigla fonética de "business to business". É o comércio electrónico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.
B2C
Business to customer, a empresa que vende directamente para o consumidor via internet.
Benchmark
Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas.
Brainstorm
Literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião em que se pretende livremente e sem oposições deixar a imaginação fervilhar.
Branding
É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa.
Break even point
O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram.
Breakthrough
Significa um avanço em determinada área.
CEO - chief executive officer
É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, director geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.
CFO - chief financial officer
Um nome mais sofisticado para director de finanças.
Chairman
Presidente do conselho que dirige a empresa.
CHRO - chief human resources officer
É o cargo de director de recursos humanos.
CIO - chief information officer
Responsável pelo planeamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal.
CKO - chief knowledge officer
É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las.
Clima organizacional
É o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários.
CLO - chief learning officer
Responsável por gerir o capital intelectual.
CMO - chief marketing officer
A função é um pouco mais complexa que a direcção de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a direcção comercial e, em outras, a área de novos negócios.
Coaching
Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objectivos.
Consumer relationship Management
Gestão das relações com o cliente.
Consumer understanding
Conhecimento profundo a respeito dos clientes.
COO - chief operating officer
Executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs.
Core business
Negócio principal da empresa.
Corporate purpose
Objectivo da empresa.
Counseling
Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objectivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objectivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira.
Country-manager
Diretor-geral para o país.
CRO - chief risk officer
Além de gerir o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação.
CSO - chief security officer
Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projectos de tecnologia.
CTO - chief technology officer
Responsável pela infra-estrutura da área de tecnologia.
Data-base marketing
Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem são dirigidas mensagens de interesse da empresa.
Downsizing
Redução no número de funcionários da empresa.
Empowerment
Este termo significa a atribuição de mais poderes dentro da empresa.
Endomarketing
Área directamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
ERPs
Sistemas de gestão empresariais.
Follow-up
Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.
Forecast
Previsão
Headcount
Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa.
Headhunter
Caça-talentos do mundo corporativo.
Intrapreneur
Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente (não confundir com entrepreneur).
Job rotation
Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em sectores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha.
MBA in company
MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico.
Mentoring
Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira.
Networking
Construir uma boa rede de relacionamentos numa determinada área do negócio.
Neuroeconomia
Nova disciplina económica que estuda o comportamento da sociedade e dos mercados a partir da observação das motivações dos consumidores tendo como suporte aparelhagens de neurotecnologia.
Neuromarketing
Ramo da inteligência de marketing que se baseia na recolha de imagens cerebrais dos consumidores voluntários em laboratórios para estudo das suas reacções perante estímulos específicos (mensagens publicitárias, embalagens, marcas, etc.) a fim de se afinar as melhores estratégias antes de se avançar para o mercado.
Outplacement
Serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planeamento da sua carreira.
Player
Empresa que está a desempenhar algum papel em algum mercado ou negociação.
Presenteísmo
Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer.
Reengenharia
Mudança nos processo internos de uma empresa.
Trend
Tendência.
Turnover
Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia.
Workshop
Treino em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instructor, que visa a aprendizagem de novas práticas para o trabalho.

Fontes: Você S.A. e Instituto da Inteligência